Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural   

Carta aos Prefeitos (*) 

A Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural , órgão constituído por 30 (trinta ) entidades que fazem parte da cadeia produtiva do Turismo Rural e Ecoturismo e ligada à CODEAGRO – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresenta a todos Prefeitos, empossados em 01/01/2001, esta 

“Carta aos Prefeitos”

1- Finalidade 
Todos sabem hoje da importância do Turismo Rural e Ecoturismo , atividades que já fazem parte da chamada “Indústria do Turismo” no Brasil.

Com a finalidade de intensificar o desenvolvimento no Estado e no Brasil, dirigimo-nos a todos Prefeitos empossados recentemente, no sentido de uma troca de colaboração visando ampliar e melhorar o desenvolvimento destes dois importantes segmentos, para atingirmos o consumidor, turista interessado em usufruir desse novo ramo do turismo.

2- Definição 
Sabe-se que o Turismo Rural é toda atividade desenvolvida sob as mais diversas formas, no chamado espaço rural. Abrange a hospedagem e o conhecimento das atividades desenvolvidas no campo rural no Brasil.

Sabe-se também, que o Ecoturismo, atividade desenvolvida sob as mais diversas formas , é parceira e caminha ao lado do Turismo Rural, praticando-se e desenvolvendo-se no meio rural e visando sobretudo a conservação e a preservação do Meio Ambiente.

3- Conceitos do Turismo no Espaço Rural
Pode-se afirmar que o Turismo Rural e Ecoturismo , se apoiam em quatro conceitos básicos:

- Conservação e preservação do Meio Ambiente 
- Conservação e Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural 
- Incremento de Receita 
- Ampliar as Oportunidades de Trabalho 

4- Colaboração das Prefeituras 
As administrações Municipais têm o direito e a obrigação de estimular a atividade econômica local a curto, médio e a longo prazo. 

* Texto aprovado pela Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural em 23/01/2001 e encaminhado aos Prefeitos empossados em 01/01/2001

Próxima Página